segunda-feira, 26 de março de 2012

Pai e Mãe

Ainda vou contar sobre essas duas pessoas tão importantes na minha vida. Ainda vou contar. Hoje foi dia de ouvi-los, escutar suas vozes é o que faz sentido em meus ouvidos. Para além do amor que sinto. Para além do viver quase infinito.

 ...................................

Tem coisas que são difíceis de começar. Ou melhor tem coisas que não sabemos por onde começar. E quando resolvi escrever esse texto sobre os meus Pais me deparei, dentre tantas coisas, com esse difícil começo. E há dias, poucos dias, me vi tentando organizar essa escrita.

Primeiramente, pensei em separar por partes – infância, adolescência e fase adulta – e vi que levará muitos textos para contar todas estas etapas da minha relação com essas duas pessoas que amo tanto nas suas singularidades.

Segundamente, pensei em não citar a participação dos meus irmãos. Mas gostaria de deixar claro que na maioria das situações aqui mencionadas, da influência dos nossos pais sobre mim, dificilmente aconteceram na ausência dos meus irmãos. Fomos criados muito juntos e nossas casas sempre foram pequenas. Só preferi que esse texto fosse especialmente para eles, Adriana e Leoberto, mais conhecido como Beto.

Na minha memória, nunca foram casados. Lembro de um abraço desses dois, eu devia ter uns 4 anos e já era ciumenta pelo meu Pai. Meus pais se separaram definitivamente quando eu tinha 5 anos. Escolhi acreditar que o casamento acabou porque os dois são leoninos.

Acompanhei de perto, não tão de perto, as “maluquices” da minha Mãe, naquela época muitas coisas não eram compreensíveis e até hoje, muitas coisas não o são. Mas a Mãe inventou de frenquentar uma igreja, acho que aos sábados, num lugar muito distante. O caminho para chegar nessa igreja era lindo, subíamos uma escadaria, muitas árvores, muita iluminação. E quando entravámos lembro da Mãe conversando, aos prantos, com uma freira. Acredito não ter sido só uma vez que fomos nessa igreja. Mas tem coisas que realmente não lembro. Talvez essa passagem tenha contribuído para eu me tornar ateia aos 13 anos.

Meu Pai é o homem mais educado que já conheci e o mais charmoso também, não há mulher que não o olhe. Meu Pai realmente é um homem bonito e carismático. Sou suspeita pra falar das minhas referências masculinas (Vô Chico, Maninho Daggo e o Pai). Aos domingos era dia de estarmos com Pai. As vezes íamos aos sábados a noite e dormíamos na casa do Pai, que já morou em algumas casas até a sua ficar pronta, também acompanhamos os momentos de construção da casa aos domingos. Ele passeava muito com a gente. Estar com meu Pai é diversão, sou um pouco assim também, passear não é problema pra mim.

A Mãe! É a mulher mais estudiosa que já conheci. Como gosta de ler. Acho admirável sua vontade e vocação para os estudos e porque não, pela educação. Minha Mãe é militante, crítica, sindicalista e radical. Radical até demais. É a mulher mais trabalhadeira, talvez não para os serviços domésticos, fez isso desde muito cedo que deve ter cansado. Mas, como tem energia para o trabalho. Foi nesse lugar que dedicou sua vida. Foi no trabalho que encontrou forças pra continuar. Foi trabalhando que conseguiu dar o melhor para os três filhos. E é do seu esforço que sente orgulho. Ôh! Mulher generosa e valente.

 ............................


depois vou continuar contando...

2 comentários:

  1. Muito bem! Continue que tô gostando, queria ter essa facilidade pra escrever,mas o português não me é animador, percebes!?!?Rsrsrs...creio que as coisas estejam bem por aí e aproveito pra informar que um casal grande amigo meu acaba de se mudar praí, vindos lá de Santarém. Quando quiser me ligue, só não quando estiver escolhendo oq comer, blza!? Beijo grande com carinho!

    ResponderExcluir
  2. Maninho! Obrigada pelo comentário e pelo incentivo. Sei que deveria ligar para todos com mais frequencia. Mas seria muito mais dolorido. Te amo muito. E se encoraje a escrever é uma maneira de botar pra fora aquilo que, as vezes, pode estar engasgado dentro da gente. Também espero que esteja tudo bem por aí. Te escrevi um e-mail. Passa o meu contato (e-mail e telefone) para o casal de amigos, ou me passa o contato deles. Beijo grande :) Amo-te!!!

    ResponderExcluir