domingo, 20 de maio de 2012

Manguinhos

FLUPPensa
(http://flupp2.hospedagemdesites.ws/)

Sempre andei muito pela cidade do Rio de Janeiro, porque desde meu primeiro contato com esta cidade percebi, no momento que cheguei na rodoviária, que a cidade maravilhosa não era só aquela que passava na TV há mais de 10 anos. Acho que foi em 2001 que estive aqui pela primeira vez e “aprontei todas literalmente” (nunca falei sobre isso aqui e acho que nunca vou contar, é uma história que resolvi apagar da memória). Eu tinha 15 anos e era a menina revolucionária mais chata e rebelde do mundo. Passamos o Natal em Nilópolis e “conquistei” um amigo pra vida. Depois “botei uma gatinha na fita dele”, e acho que ele perdoou todas as minhas esquisitices do nosso primeiro encontro. Eu amo esse amigo.

Conhecer Nilópolis, Saracuruna, Campo Grande (Big Field), Ilha do Governador foram os primeiros de muitos lugares que faltam conhecer. Depois teve Vargem Grande... alguns lugares pra lá da Ponte Rio-Niterói e por aí vou.

Estive em Manguinhos. Faz tempo que queria ter ido conhecer a tão famosa Biblioteca Parque de Manguinhos, e nada como um bom estímulo, Caco Barcellos estaria por lá. Não tinha como não ir. Um dos jornalistas mais bonitos do Brasil. E foi muito bom vê-lo e ouvi-lo. Mas desci no ponto de ônibus errado. E pela primeira vez na vida, eu estava numa cracolândia. Foi uma das sensações mais estranhas que já senti. E ao mesmo tempo me sentia como eles. Eu não tinha usado nada (eu não uso drogas, mas eu bebo café e outras coisas) e estava tão perdida quanto. Não sabia para que lado ficava a tão famosa, só pra mim, Biblioteca. Porque perguntei para algumas pessoas e ninguém sabia. Sendo que é muito próximo dali. Vou encerrando, porque não tenho muito o que falar sobre esse assunto. A desigualdade mexe comigo de forma desalentadora. Foi uma sensação inesquecível pra minha vida. Meus olhos brilhavam como os deles, por outros motivos. Meu coração batia euforicamente. Meu corpo doía. E incrivelmente não era medo o que eu sentia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário