domingo, 29 de maio de 2011

Leon

Trotsky


Ontem vi uma bandeira do Trotsky na Escola Livre da Palavra. E me veio em pensamentos, no meio daquela gente toda, um tempo que não volta mais.

O tempo que vendíamos camisetas no sinal. Éramos militantes. Éramos revolucionários. Éramos utópicos. Éramos uma tropa.

Eu particularmente gostava muito da camiseta que tinha a foto do Trotsky com a seguinte frase:

“Ela virá, a revolução conquistará para todos o direito não somente ao pão mas à poesia”.



Hoje não vendo mais camisetas no sinal. E não sei mais se acredito em revolução. Ainda que segundo Trotsky "as revoluções são impossíveis até que se tornem inevitáveis".

Hoje tenho novos companheiros e me arrisco em tentar colocar um bloco de samba na rua. Me arrisco muito. E erro mais.

Obrigada amigos (de luta).

................................





(foto antiga)

3 comentários:

  1. Apesar de ainda vender camisa no sinal, de acreditar na revolução e de nunca ter vestido uma camisa do Trotsky, apesar de gostar muito dele, adorei teu texto.
    Segue outra frase do Leão:
    "A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo ó mal, de toda opressão, de toda violência e possam gozá--lá plenamente."

    ResponderExcluir
  2. Leon, Leão, fera indomável do socialimo até a morte!

    ResponderExcluir
  3. Acho a melhor frase:

    "Se o capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo engendrou, então que morra!"
    Leon Trotsky

    ResponderExcluir