terça-feira, 15 de novembro de 2011

pro.je.to

Nunca a palavra projeto esteve tão presente na minha vida. Então, só para constar:

pro.je.to

Substantivo masculino.

1.Plano, intento.
2.Empreendimento.
3.Redação preliminar de lei, de relatório, etc.
4.Plano geral de edificação.

(miniaurélio)

....................................

verbo - pro.je.tar

Verbo transitivo direto.

1.Fazer projeto de.
2.Atirar longe; arremessar.
3.Reproduzir em tela (filmes, etc.).
4.Fig. Tornar famoso, conhecido.
Verbo pronominal.
5.Arremessar-se, precipitar-se.
6.Fig. Tornar-se famoso, conhecido.

...............................

Presente do Indicativo

eu projeto

tu projetas

ele projeta

nós projetamos

vós projetais

eles projetam


Pretérito Perfeito

eu projetei

tu projetaste

ele projetou

nós projetamos

vós projetastes

eles projetaram


Pretérito Imperfeito do Indicativo

eu projetava

tu projetavas

ele projetava

nós projetávamos

vós projetáveis

eles projetavam


Pretérito Mais-que-Perfeito

eu projetara

tu projetaras

ele projetara

nós projetáramos

vós projetáreis

eles projetaram


Futuro do Presente

eu projetarei

tu projetarás

ele projetará

nós projetaremos

vós projetareis

eles projetarão


Futuro do Pretérito

eu projetaria

tu projetarias

ele projetaria

nós projetaríamos

vós projetaríeis

eles projetariam


Presente do Subjuntivo

eu projete

tu projetes

ele projete

nós projetemos

vós projeteis

eles projetem


Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

eu projetasse

tu projetasses

ele projetasse

nós projetássemos

vós projetásseis

eles projetassem


Futuro do Subjuntivo

eu projetar

tu projetares

ele projetar

nós projetarmos

vós projetardes

eles projetarem


Imperativo Afirmativo

projeta tu

projete ele

projetemos nós

projetai vós

projetem eles


Infinitivo Pessoal

eu projetar

tu projetares

ele projetar

nós projetarmos

vós projetardes

eles projetarem


Gerúndio

projetando

Particípio

projetado

Nenhum comentário:

Postar um comentário