quarta-feira, 7 de outubro de 2009

amor e felicidade

Por Antonio Prata

Por que amor e felicidade são menos importantes que dor e sofrimento?
Você já reparou que somente histórias envolvendo alguma forma de sofrimento nos livram de um compromisso? Se uma pessoa chega atrasada na escola, ao trabalho ou a um jantar, diz que foi um pneu que furou, uma carreta virada na avenida, o velório da tia-avó ou a gripe do periquito que a atrapalhou.

Sempre problemas. Imagine só se uma amiga sua chega ao meio da aula e explica feliz da vida, para a professora: "no caminho eu encontrei um cara lindo, a gente começou a conversar e quando eu vi, já tinham se passado quarenta minutos... Posso entrar?"
Não ía dar certo. Já se ela aparece dizendo: “Putz, professora, o pneu do ônibus furou; o motorista foi trocar e teve um torcicolo e não conseguia se mexer; nesse momento os assaltantes chegaram e me fizeram de refém; minha mãe foi tirar dinheiro pra pagar o resgate e a máquina engoliu o cartão.

Tivemos que pedir dinheiro emprestado para minha avó. Por isso, cheguei agora”. Aí sim ela poderia assistir a aula. Nessas e noutras situações tenho a impressão de que vemos o sofrimento e a dificuldade como mais nobres do que a felicidade e a facilidade. Já presenciei uma conversa em que as pessoas competiam para ver quem sofria mais. Uma disse que pegava dois ônibus até a faculdade. A outra falou: "Eu tenho que pegar dois ônibus e um trem". Uma terceira sorriu, porque a parada estava ganha: "E eu tenho que pegar dois ônibus, um trem, ando dois quilômetros e tenho joanetes". Eu, que moro ao lado, vou a pé e não tenho joanetes fiquei quieto, envergonhado.

Não é à toa que o sofrimento é tão valorizado em nossa sociedade. Afinal de contas, há dois mil e quatro anos o nosso maior símbolo é um homem pregado na cruz. O filho de Deus, que morreu por nós. Por isso, dizem os católicos, temos que ter uma vida de sofrimento e humildemente aceitar desgraças. Que horror! Imagine que bom se em vez do crucifixo cultuássemos um Jesus
tomando banho de rio? Ou jogando bola? As pessoas levariam no pescoço pingentes do filho de Deus se preparando para um mergulho, tomando sol ou andando numa bicicleta!

Melhor ainda, se nos altares Jesus estivesse dando um beijo apaixonado em Maria Madalena, sua namorada. Aí, ao passarmos por uma igreja ou um cemitério, não faríamos o sinal da cruz, mas daríamos um beijo. E aprenderíamos, desde criancinhas que o filho de Deus veio ao mundo beijar o próximo e mostrar que o amor e a felicidade eram mais importantes que a dor e o sofrimento. Se fosse assim, quando a garota atrasada contasse a história do garoto lindo e da conversa, a professora daria um sorriso e a convidaria a entrar, sabendo que aquela aluna já havia aprendido o mais importante sobre a sua vida.
...

PS.: Já aconteceu comigo, cheguei atrasada numa aula porque preferi assistir um filme na própria faculdade, mas não expliquei que havia me atrasado porque estava assistindo um filme. Porém, valeu a pena assistí-lo. A vida acontece também por questões de escolhas, temos o direito de escolher o que queremos, felizmente, e a nossas escolhas refletirão necessariamente em nossa vida. O que quero dizer, é que depende de nós sermos felizes ou não. E aí cabe a cada um descobrir o que o faz feliz.

Um comentário:

  1. Amigaaa! Seu blog tá lindo. Eu vi esta matéria e achei interessante te enviar: http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot03.asp?codpub=21&codnot=32

    Outra coisa.. procurei seu blog no google e achei outro com quase o mesmo título!!!! Que que é isso!!! Pra mim, este blog é a sua cara!

    beijo!!!! TE amo!

    ResponderExcluir